O truque inteligente de cintilografia ossea que ninguém é Discutindo



Fase tardia: Sãeste imagens por corpo inteiro, realizadas entre 2 e 4 horas após a injeçãeste venosa, sendo possível, em quadros selecionados, ser necessária a aquisiçãeste por imagens mais tardias.

Por vezes, as cé especialmentelulas cancerosas rompem este tumor original e viajam pelo corpo, e migram de modo a outras partes do corpo, incluindo os ossos. Isso Pode vir a acontecer atravfois do sistema linfático ou sanguíneo. O nome dessa migraçãeste é metástase.

O osso é este local Muito mais comum de câncer por mama secundário (metástase óssea). Os ossos mais afetados são a coluna vertebral, costelas, crânio, pelve, perna e braço. Quem possui câncer por mama secundário no osso Têm a possibilidade de deter variados sintomas ou nenhum. Muitas pessoas se sentem bastante natural e os sintomas podem vir a ser controlados, portanto a importância de executar os exames saiba como a cintilografia óssea de modo a investigaçãeste e estadiamento.

Exatamente a radiação a ser baixa, mulheres gravidas, usando suspeita do gravidez ou amamentando não devem criar a cintilografia. No resultado entregue ao paciente para ser levado ao especialista de que solicitou o exame é apontado onde estãeste os possíveis focos das doenças, permitindo a ele planejar ou avaliar este terapia.

Outro fator a ser considerado é este Espécie por fratura. Os pacientes submetidos à fixaçãeste utilizando HIB, em sua maioria (quatro), tinham fraturas do Espécie II por Winquist (), enquanto aqueles em que se realizou a fixaçãeste com PP, em tua totalidade, sofreram fraturas do tipo IV. A indicação da fixação usando HIB é fabricada preferencialmente nas fraturas de menor grau de cominuição e naquelas Muito mais cominuíDE a PP é Ainda mais indicada. As fraturas do tipo II apresentam cominuição do -% do osso. Este nosso Genero, por ter superfície óssea fraturada menor que as dos ESPÉCIES III e IV, deve apresentar menor grau por remodelaçãeste pelo local da fratura. Por fato, este paciente utilizando HIB qual sofreu fratura do tipo IV apresentou remodelação óssea em grau moderado na fase tardia da cintilografia óssea, enquanto nos demais houve remodelação discreta (tabela, gráfico ). Apesar de a fixaçãeste com HIB ser este procedimento por escolha de modo a as fraturas diafisárias do fêmur neste Serviçeste, ele é Muito mais Adequado nas fraturas usando menor grau do cominuição, que apresentariam remodelação em menor grau. Este fato por a fixaçãeste usando HIB permitir menor grau do mobilidade Destes fragmentos ósseos e este fato do essas fraturas serem menos cominuídas do qual aquelas fixadas utilizando PP poderiam explicar este menor grau do remodelação no local da fratura. A avaliaçãeste da consolidaçãeste óssea através radiografia É possibilitado a ser difícil em quaisquer pacientes devido à extensa formaçãeste do calo ósseo () e FORMATOçãeste de pseudartrose hipertrófica. A TC permite melhor avaliaçãeste do calo ósseo, contudo a presença do material do síntese dificulta a interpretaçãeste do exame. A TC foi realizada apenas nos pacientes que retiraram a fixaçãeste. A cintilografia óssea trifásica parece ser mfoitodo útil para indicaçãeste da retirada do material do síntese nos pacientes com fratura diafisária do fêmur. Se a fixaçãeste foi eficaz, a Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 7

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA PARA GUIAR A RETIRADA DE IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR seis Fraturas Espécie II-III D M A Fraturas Género IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. tipos por fraturas fragmentos, sua própria fixação estacionaestaficafixa jazepararpermanecequedavel por técnica atraumática e mobilizaçãeste articular precoce (). A reduçãeste anatômica dos fragmentos pode trazer quaisquer inconvenientes, tais como seqüela vascular e dificuldade por movimentação da articulaçãeste próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (9). Em termos biomecânicos, ESTES métodos por fixação biológicos sãeste suficientemente estáveis e fornecem ao osso habilidade por suportar carga desprovido impedir a reparação tecidual. A osteossíntese usando HIB é considerada atualmente o mé especialmentetodo por eleiçãeste para o procedimento DE fraturas diafisárias do fêmur (,), pois ESTES fragmentos sãeste fixados de modo Muito mais fisiológico, ou mesmo que, confere elevado estabilidade aos fragmentos, lesa menos a sua vascularização, desprovido eliminar o hematoma da fratura, o que promove a formação Muito mais precoce do calo ósseo. Blogar é claramente demonstrado através cintilografia óssea trifásica, através menor intensidade por captação do traçador nos pacientes submetidos a o presente Espécie por procedimento (tabela ). Exclusivamente 6,7% dos pacientes submetidos à fixação com HIB apresentaram aumento moderado da remodelaçãeste óssea no local da fratura e os demais, somente aumento discreto (gráfico ). A PP é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau do mobilidade, de que leva à hipertrofia o calo ósseo (), o talvez possa ser a explicação para o aumento de captaçãeste óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos ESTES pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelaçãeste foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes utilizando HIB foram Ainda mais discretas e ocorreram em um menor número de pacientes em comparaçãeste utilizando ESTES submetidos à PP, indicando de que o calo ósseo no primeiro método de fixaçãeste estava sofrendo menor movimentaçãeste de que não a de compressãeste, permitindo, logo, boa consolidação do local da fratura (gráfico ).

A graduaçãeste foi fabricada atravé especialmentes da comparaçãeste com este lado oposto, a ser a captação considerada discreta quando exclusivamente ligeiramente maior que a do lado oposto e Assim sendo sucessivamente. Estudo tomográfico Os pacientes utilizando seguimento elevado do que 3 anos foram submetidos à retirada do material do síntese e TC do fêmur lesado. Os demais nãeste puderam ser submetidos à TC devido à presença do material de síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas utilizando este grau de captaçãeste pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes que analisaram a morfologia e a MANEIRAçãeste do calo ósseo (figuras D e D). Efeitos Em 6 pacientes usando HIB, as fases por fluxo e equilíbrio no local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral não fraturado em quatro (66,6%) e discretamente aumentadas em 2. A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se discretamente aumentada pelo local da fratura em cinco pacientes (8,%) e aumentada em grau moderado em 1 (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixação usando PP, a fase por fluxo foi normal em todos. A fase do equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em 1 e em grau moderado em um (figura B). A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se alterada em todos ESTES pacientes usando PP, utilizando discreto aumento da remodelação pelo local da fratura em um (,%), moderada remodelação óssea em cinco (7%) e acentuada remodelaçãeste óssea em um (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocação por HIB há mais tempo (,nove anos) apresentou discreta remodelaçãeste óssea, com fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente utilizando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 69

Para criar este exame é injetado na veia do paciente 1 material radioativo, ao absorver esse tente isso radiofármaco o organismo emite radiação de que é detectada por uma câmera qual transmite as imagens de modo a a tela do pc. Não há riscos posteriores à realizaçãeste da cintilografia óssea.

Atençãeste: Este exame é contra-indicado para gestantes e para aquelas de que estãeste amamentando, por medidas por proteção radiológicas, não venha acompanhada por mulheres grávidas ou crianças.

Caso seu mfoidico (a) tenha solicitado ou se este mfoidico nuclear do CERMEN achar necessário, pelo instante da injeção será realizada a análise por fluxo sanguíneo, com obtenção do imagens de que durarãeste cerca por 5 minutos.

Lembre-se: este exame é contra-Adequado em mulheres gestantes ou em amamentação. Caso esteja amamentando, deve-se suspender a amamentaçãeste e o contato íntimo com a criança por pelo mínimo 24 horas após o exame.

A cintilografia óssea detecta metástases ósseas vindas de tumores gerados em outros órgãos como pulmãeste, próstata ou mama, igualmente Facilita a detectar tumores ósseos, infecções ou inflamações nos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresses em atletas, além por avaliações de próteses ósseas.

Fase de equilíbrio: O paciente continua posicionado na câmara do cintilaçãeste e sãeste feitas imagens por mais 10 minutos.

Cintilografia é este nome genfoirico dado ao procedimento diagnóstico por imagem na especialidade por medicina nuclear. Esta é uma palavra híbrida cujo significado é registro da cintilação, qual é este primário fenômeno no processo de formação da imagem, a partir da radiaçãeste emitida pelo órgãeste qual está a ser examinado. De modo a qual ESTES multiplos órgãos do nosso corpo permitam ser examinados, é necessário fazer com qual ESTES materiais radioativos empregados cheguem até ESTES mesmos. Para isso, utilizamos elementos radioativos que apresentam afinidade conterraneo ou qual esses elementos estejam ligados a substâncias que possuem afinidade por esses órgãos.

Endereçeste de modo a correspondência: Elba C.S.C. Etchebehere, Serviço de Medicina Nuclear, Hospital DE Clínicas da Unicamp, Caixa Postal Campinas, SP País do futebol. Tel.: , fax: + nove -, Recebido em //. Aprovado para publicaçãeste em nove//. Copyright RBO lográficas moderadas e formação anormal do calo ósseo. As discretas alterações descritas na cintilografia óssea nos pacientes com HIB indicam que este nosso Genero do fixação leva a menor exigência mecânica do calo ósseo usando remodelação mais fisiológica, comprovada pelo estudo tomográfico em 2 pacientes, mostrando sua própria anatomia semelhante à do fêmur contralateral. Isto nãeste ocorreu nos pacientes utilizando PP, talvez devido a uma maior movimentaçãeste Destes fragmentos ósseos permitida por o presente material. Esta movimentação sugere qual nosso Género de fixaçãeste talvez não mesmo que este Muito mais fisiológico, não proporcionando à fratura condições adequadas de modo a se consolidar. Unitermos Cintilografia óssea; MDP- 99m Tc; fratura; calo ósseo; implante metálico; remoção ABSTRACT Three-phase bone scintigraphy as a guide to metallic implant removal The objective of this study was to evaluate the role of three-phase bone scintigraphy (TBS) as a guide to implant removal in patients with femoral shaft fractures treated with bridging-plate (BP) or interlocking nail (IN), since this decision is based on non-confident criteria. Thirteen patients were studied, six with IN and seven with BP. They were imaged on a camera-computer system after the intravenous injection of 7 MBq of 99m Tc-MDP. Implant removal was performed, on the average,. months after the fracture, in four patients (two with BP and two with IN). blog aqui Patients with IN showed slightly increased tracer uptake on the delayed images and slight callus formation. In contrast, patients with BP showed moderately increased uptake and an anomalous callus in comparison with the normal femur. The slightly increased uptake of the tracer in patients with IN may be related to the fact that this implant does not allow Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 67

A cintilografia óssea permite a detecçãeste precoce do qualquer condiçãeste que aumente este metabolismo dos ossos, dentre ESTES quais se destacam:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *